quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A REDE COLEGIA DA DA EDUCAÇÃO

O Ministério da Educação, em 2009, distribuirá o Sistema Aprende Brasil, do Grupo Positivo, para todas as Escolas Públicas do território nacional. Essa metodologia foi desenvolvida com uma série de ferramentas pedagógicas com o intuito de dar suporte ao aluno em seu aprendizado. O aplicativo é amplo e seguramente é um grande avanço na educação do ensino fudamental, pois ele permite acesso, via internet, a uma gama de informações de maneira rápida e consistente, articulado com livros didáticos, além de auxiliar professores via aplicativo de assessoria pedagógica.
Embora este método seja um avanço ele dependerá da forma pela qual professores, alunos, equipe pedagógica e Secretaria da Educação irão se relacionar, bem como de que maneira a administração irá atuar para auxiliar os educadores na crise de autoridade que reside dentro das escolas, nas quais o conflito entre alunos e professores é freqüente. Este suporte pode vir através da investigação da realidade de cada aluno, através da análise de sua relação afetiva com a família e sua relação social dentro e fora do espaço escolar.
Essa investigação passa pelo desempenho do aluno em sala de aula, pois muito das causas da deficiência do aprendizado está diretamente ligado ao desequilíbrio da estrutura familiar, a violência urbana e ao tráfego de droga. Estas desencadenham um outro processo de violência por parte do aluno, com a depredação do espaço escolar, a violência física entre alunos e assédio moral por parte de inspetores e professores. Um dos aspectos que considero importante é a avaliação do aluno em relação ao nível de segurança da escola: se ela lhe dá todas as condições de aprendizado e de integridade física. Outro fator é o nível de satisfação do aluno em relação ao materal didático, ao conteúdo programático e a didática do professor e a sua relação social dentro do espaço escolar e sua relação afetiva com a família.
Outro aspecto é a educação em período integral, através da qual o aluno participa de várias atividades prática como artes aplicadas, industriais e plásticas, além de jogos, recreação, ginástica, teatro, música e dança, distribuídas ao longo de todo o dia. Esse estilo de escola permite que o aluno desenvolva seus potenciais - não só curriculares - através de um conceito de educação voltada para a formação do verdadeiro cidadão. Mas para se atingir este objetivo, em primeiro lugar, a rede de idéias deverá ter como impulso inicial a formalização do Colegiado da Educação, o qual será formado pelo Conselho de Educação e membros dos demais núcleos que tenham relação com a saúde física, mental e social do aluno. Esses três parâmetros, com base no rendimento escolar, formam o caráter da rede das idéias, e esta em investigação, diagnóstico e inspiração para as propostas a serem desencadeadas pelos poderes afins do município.
As propostas acima devem seguir o rigor do método ascendente até chegarem ao Poder Executivo; este, depois de analisar e consultar o legislativo e judiciário, se for o caso, incumbir-se -á das ações pertinentes, através do método descendente, com o intuito de qualificar o ensino público, bem como oferecer ao aluno um meio de alcançar a sua cidadania.

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